🐶🐱 Adote um amigo de quatro patas! 🐶💉 Vacine! Proteja-se, protegendo-o! 🐶🐱 Não ao Abandono, Sim à Esterilização!
quarta-feira, 21 de janeiro de 2009
Newsletter n.º 15 - Janeiro de 2009
O tema deste mês é: "Treinar um cão rafeiro".
Podem descarregá-la aqui.
segunda-feira, 19 de janeiro de 2009
Festa das fogaceiras
quinta-feira, 15 de janeiro de 2009
Plano Nacional de Controlo de Cães
O objectivo deste plano é o de fiscalizar as condições de detenção, criação, venda e circulação dos cães de raça potencialmente perigosa.
Nesta iniciativa legislativa ficará enquadrada igualmente a actuação das entidades no terreno. A ASAE (Autoridade de Segurança Alimentar e Económica),
GNR, PSP e as polícias municipais vão trabalhar de forma complementar. Na sua mira estarão animais como os pit bull, rottweiler, cão de fila brasileiro, dogue argentino, staffordshire terrier americano, staffordshire bull terrier e tosa inu.
De referir que a reprodução e a criação de animais pertencentes a estas raças foram restringidas por um despacho ministerial.
Fonte: Veterinária Actual
Semana da Leishmaniose
O que é a “Semana da Leishmaniose”?
A Semana da Leishmaniose surge como resposta ao grande objectivo do ONLeish: a criação de uma rede de vigilância epidemiológica da Leishmaniose em Portugal.
De 19 a 24 de Janeiro de 2009, poderá fazer o RASTREIO GRATUITO DA LEISHMANIOSE CANINA ao seu cão. Vamos rastrear cerca de 3000 cães em todo o terrritório continental. Para tal, contamos com a colaboração de mais de 130 Centros de Atendimento Médico-Veterinário; cada um irá recolher algumas dezenas de amostras.
Pretende-se que a “A Semana da Leishmaniose” tenha projecção Nacional para:
- Alertar e sensibilizar os proprietários dos cães para a doença
- Mobilizar os proprietários dos cães para os CAMV envolvidos no evento de forma a mais facilmente se obter o número de amostras desejadas.
Esta iniciativa é pioneira em Portugal e na Europa e permitirá pela primeira vez fazer um levantamento epidemiológico global da Leishmaniose Canina.
Qual a importância de um rastreio ao nível nacional? E ao nível da sua região?
Este tipo de rastreio é muito importante pois permitirá simultaneamente a avaliação da seroprevalência em Portugal continental, o conhecimento da situação actual da infecção (o que estabelecerá uma base de comparação para futuros estudos), permitindo a sensibilização das populações para esta doença e mais especificamente para a necessidade de prevenir e de diagnosticar precocemente a Leishmaniose.
Localmente, esta iniciativa adquire relevância ainda mais significativa, pois permite criar e/ou adequar medidas de prevenção e educação à realidade de cada população.
Quais são os Centros de Atendimento Médico Veterinário onde pode fazer o rastreio ao seu cão?
Como referido acima, estão envolvidos neste rastreio mais de 130 Centros de Atendimento Médico-Veterinário situados em mais de 60 cidades e vilas.
Para ter acesso à lista completa de CAMV envolvidos basta clicar aqui.
Como é feito o rastreio ao meu cão?
O(a) Médico(a)-Veterinário(a) do Centro de Atendimento Médico-Veterinário irá colher um pouco de sangue ao seu animal e colocá-lo num pedaço de papel de filtro.
Como poderei saber o resultado do exame?
O resultado do exame ser-lhe-á comunicado pelo(a) Médico(a)-Veterinário(a) do Centro de Atendimento Médico-Veterinário onde realizou o rastreio. Pelo facto de se tratar de um número elevado de análises, o prazo máximo de comunicação dos resultados poderá atingir os 3 meses.
terça-feira, 6 de janeiro de 2009
Animais desaparecidos (Ja foram encontrados! Um Final Feliz!)
O canil municipal ajuda na divulgação:
"Dia 5 de Janeiro por volta do meio dia, os meus dois cães fugiram de casa sem que nos apercebêssemos. Andamos pela feira a procura e nenhum sinal deles. Alguma informação agradecia que me contactassem. Em anexo envio fotos. A fêmea (Susy) é pequena, preta e de pelo curto e o macho (Tyson) é pequeno, castanho e de pelo comprido. Obrigada.
Ana Brandão."
ana.brandao85@hotmail.com