sábado, 12 de outubro de 2019

Açor reabilitado e devolvido ao seu habitat natural


Uma forma de sensibilizar para a necessidade de preservar e proteger as diferentes espécies.


Não é a primeira vez que animais selvagens são devolvidos à natureza no concelho da Feira — em julho um falcão-tagarote, ferido ao embater na vidraça de uma fábrica, foi reabilitado e libertado no Parque das Ribeira do Uíma (pode ver o vídeo clicando AQUI). Ontem a sorte sorriu a um Açor. 

A ave, um accipiter gentilis, havia sido recolhida por se encontrar ferida, pelo Núcleo de Proteção Ambiental no dia 25 de janeiro; foi entregue no Centro de Recuperação de Fauna do Parque Biológico de Vila Nova de Gaia onde recebeu tratamento e reabilitação — oito meses depois, chegou o momento de regressar ao seu habitat. 

A largada decorreu na margem do Rio Caster, junto ao bosque do Castelo de Santa Maria da Feira, onde o Açor poderá agora ser observado — de forma simbólica, a iniciativa assinalou o Dia Mundial do Animal e o Dia do Médico Veterinário que se comemoram no dia 4 de outubro.



“Devoluções” em dias temáticos

As “devoluções” dos animais selvagens aos seus habitats realizam-se quase sempre em dias temáticos — como o Dia do Ambiente, do Médico Veterinário ou do Animal — de modo a aproveitar a ocasião para sensibilizar a comunidade escolar e população em geral para a conservação da biodiversidade em meio urbano e dar a conhecer o trabalho e a importância dos centros de recuperação de fauna portugueses.
No caso deste Açor, cerca de 30 alunos do Centro Infantil de Santa Maria da Feira assistiram ao momento, observando de perto animais que normalmente não se deixam ver, sobretudo em meio urbano. 


Fonte: