terça-feira, 31 de março de 2020

ANIMALAR

Este projeto faz parte do movimento #tech4COVID19, um grupo de voluntários que se juntou para encontrar soluções mais rápidas que a disseminação do novo coronavírus, responsável pela doença COVID-19 nos seres humanos.
Porque os nossos animais de estimação são parte da nossa vida e merecem todo o cuidado.

Entidades e Serviços
Porque cuidar dos nossos animais de estimação é cuidar do nosso bem-estar também.
Consulte algumas entidades e serviços disponíveis (Hotéis Caninos, Petsitting, Veterinários, Associações) - alguns gratuitos para profissionais de saúde / pessoas internadas com Covid-19:

Segue abaixo as mais próximas do Concelho de Santa Maria da Feira:

Tipo de entidade: Veterinários
Barkyn
Localização: Madeira, Santarém, Coimbra, Lisboa, Viana do Castelo, Guarda, Leiria, Braga, Viseu, Portalegre, Beja, Évora, Vila Real, Setúbal, Açores, Castelo Branco, Aveiro, Porto, Faro, Bragança
Telemóvel: 912641902
Website: www.barkyn.com
Preço: Gratuito

Tipo de entidade: Pet Sitting / Dog Walking
Amar & Cuidar Pet Services
Localização: Porto
Email: amarcuidar.petservices@gmail.com
Telemóvel: 912625281
Tipo de entidade: Pet Sitting / Dog Walking
Website: www.facebook.com/amarcuidarpetservices
Preço Sob consulta

Pet Home
Localização: Porto
Email: geral.pet.home@gmail.com
Telemóvel: 935094048
Website: www.facebook.com/apethome
Preço Sob consulta
Tipo de entidade: Pet Hotel
Pet Home
Localização: Porto
Email: geral.pet.home@gmail.com
Telemóvel: 935094048
Website: www.facebook.com/apethome
Preço Sob consulta

Casotas Balgaves
Localização: Porto
Telemóvel: 915355009
Preço Sob consulta

Solar do Cão e do Gato
Localização: Porto
Telemóvel: 911127194
Preço Gratuito

Pet Lovers Porto
Localização: Porto
Telemóvel: -
Preço Sob consulta

Tipo de entidade: Associação
Associação Animais de Rua
Localização: Porto, Vila Franca de Xira Maia, Vila Nova de Gaia, Matosinhos, Lisboa, Seixal, Sintra, Almada, São Miguel
Telemóvel: -
Website: www.animaisderua.org
Preço Gratuito

Tem uma associação, pet sitting ou hotel que pode ajudar a cuidar dos animais de profissionais de saúde / pessoas que não o podem fazer nesta altura?

Contactos:
#animalar

Perguntas Frequentes

OS ANIMAIS DE ESTIMAÇÃO PODEM ESTAR INFETADOS E/OU TRANSMITIR O CORONAVÍRUS?
De acordo com informação da Organização Mundial da Saúde (OMS) partilhada pela DGS (Direção-Geral da Saúde) e com a Ordem dos Médicos Veterinários, não há evidência de que os animais domésticos, tais como cães, gatos, coelhos ou porquinhos-da-índia, tenham sido infetados e que, consequentemente, possam transmitir o novo coronavírus. Há outros coronavírus que podem afetar animais mamíferos, no entanto não são da mesma estirpe (o SARS-CoV-2 é transmitido de humano para humano apenas).

POSSO LEVAR O MEU CÃO À RUA SEM CORRER O RISCO DE APANHAR O NOVO CORONAVÍRUS?
Pode passear o seu animal de estimação na rua sem qualquer problema, desde que cumprindo as normas de saúde e segurança recomendadas. O risco existe apenas no contacto próximo com superfícies comuns (dentro e fora do prédio / casa) ou com outras pessoas e outros animais na rua.

QUE CUIDADOS TENHO DE TER AO PASSEAR O MEU CÃO NA RUA?
Procure passear o seu animal num jardim ou local mais isolado, fora de grandes aglomerados de pessoas. Evite o contacto com outros cães, bem como o seu próprio contacto com superfícies comuns e outras pessoas na rua. Mantenha a higiene social recolhendo os dejetos do seu cão e colocando-os no lixo, com um cuidado extra. Lave as patas do seu animal com água e sabão (por exemplo numa bacia) e as suas mãos assim que regressar a casa. Se tiver a COVID-19 ou um fizer parte de um grupo de risco, deverá pedir a algum familiar ou serviço especializado que faça o passeio por si, por uma questão de precaução.

POSSO CONTINUAR A ALIMENTAR UMA COLÓNIA DE GATOS DE RUA?
Pode continuar a sair à rua para alimentar colónias de gatos desde que mantendo as normas de saúde e segurança recomendadas. Deve deslocar-se de forma segura até às colónias, evitando superfícies comuns e o contacto próximo com outras pessoas. Deve lavar as mãos antes e no seu regresso a casa. Se a colónia ficar longe da sua casa, pode pedir a alguém mais próximo que possa cuidar dela por si.

FUI DIAGNOSTICADO/A COM COVID-19. POSSO CONVIVER COM ANIMAIS DE ESTIMAÇÃO?
A OMS e a OMV recomendam que pessoas diagnosticadas com COVID-19 limitem o contacto com animais de companhia e outros, evitando festas ou carícias, beijos ou partilha de alimentos, por uma questão de precaução e por ainda não existirem evidências sobre a possibilidade de transmissão a outras pessoas através do pelo. É recomendado que exista uma atenção extraordinária na prestação de cuidados aos animais, implementando sempre medidas de higiene básicas: lavar as mãos antes e depois de lhes tocar ou mexer na sua comida, usar luvas e máscara facial no contacto com eles. Deve lavar os seus brinquedos diariamente com sabão e depois passar com um pouco de álcool. Se possível, procure alguém que possa prestar estes cuidados em seu lugar.

SOU PROFISSIONAL DE SAÚDE / ESTOU INTERNADO NO HOSPITAL. COMO POSSO OBTER AJUDA PARA OS MEUS ANIMAIS DE ESTIMAÇÃO?
Existem diversos serviços de pet sitting, associações e hotéis para animais com vontade de ajudar que podem cuidar dos animais de estimação por si, alguns até gratuitamente. Basta entrar em contacto com um destes serviços, explicar a situação e encontrar a forma ideal de receber esta ajuda. Tenha atenção para incentivar a pessoa / empresa a manter todos os cuidados básicos de higiene no contacto consigo, com o animal e com a sua casa.

SE O MEU ANIMAL DE ESTIMAÇÃO ADOECER DEVO LEVÁ-LO AO VETERINÁRIO?
Se suspeitar que o seu animal esteja doente ou sofreu algum trauma, deve ligar para a clínica veterinária antes de se dirigir até lá. As clínicas veterinárias têm implantado um plano com medidas de prevenção de infeção por Covid-19 e fazem a devida triagem telefónica em cada caso. Deve perguntar e saber quais são as medidas implementadas pela sua clínica, para que as possa cumprir para o bem da sua saúde, do seu animal e de outros. Pode ainda recorrer aos serviços gratuitos da Barkyn de triagem veterinária. Para mais dúvidas sobre os animais e o novo coronavírus, consulte telefonicamente um profissional veterinário ou fale com um através do nosso live chat.

O QUE DEVO PLANEAR / PRECAVER EM CASA PARA O BEM-ESTAR DOS MEUS ANIMAIS?
Assegure-se de que tem alimentação suficiente para as próximas semanas, uma vez que, com a dificuldade de circulação entre países devido ao controlo de fronteiras, pode haver mais demora no fornecimento destes bens. O mesmo em relação à disponibilidade destes produtos em supermercados e lojas de animais.