quinta-feira, 15 de janeiro de 2009

Semana da Leishmaniose


O que é a “Semana da Leishmaniose”?

A Semana da Leishmaniose surge como resposta ao grande objectivo do ONLeish: a criação de uma rede de vigilância epidemiológica da Leishmaniose em Portugal.

De 19 a 24 de Janeiro de 2009, poderá fazer o RASTREIO GRATUITO DA LEISHMANIOSE CANINA ao seu cão. Vamos rastrear cerca de 3000 cães em todo o terrritório continental. Para tal, contamos com a colaboração de mais de 130 Centros de Atendimento Médico-Veterinário; cada um irá recolher algumas dezenas de amostras.

Pretende-se que a “A Semana da Leishmaniose” tenha projecção Nacional para:

  • Alertar e sensibilizar os proprietários dos cães para a doença
  • Mobilizar os proprietários dos cães para os CAMV envolvidos no evento de forma a mais facilmente se obter o número de amostras desejadas.


Esta iniciativa é pioneira em Portugal e na Europa e permitirá pela primeira vez fazer um levantamento epidemiológico global da Leishmaniose Canina.

Qual a importância de um rastreio ao nível nacional? E ao nível da sua região?

Este tipo de rastreio é muito importante pois permitirá simultaneamente a avaliação da seroprevalência em Portugal continental, o conhecimento da situação actual da infecção (o que estabelecerá uma base de comparação para futuros estudos), permitindo a sensibilização das populações para esta doença e mais especificamente para a necessidade de prevenir e de diagnosticar precocemente a Leishmaniose.

Localmente, esta iniciativa adquire relevância ainda mais significativa, pois permite criar e/ou adequar medidas de prevenção e educação à realidade de cada população.

Quais são os Centros de Atendimento Médico Veterinário onde pode fazer o rastreio ao seu cão?

Como referido acima, estão envolvidos neste rastreio mais de 130 Centros de Atendimento Médico-Veterinário situados em mais de 60 cidades e vilas.

Para ter acesso à lista completa de CAMV envolvidos basta clicar aqui.


Como é feito o rastreio ao meu cão?

O(a) Médico(a)-Veterinário(a) do Centro de Atendimento Médico-Veterinário irá colher um pouco de sangue ao seu animal e colocá-lo num pedaço de papel de filtro.

Como poderei saber o resultado do exame?

O resultado do exame ser-lhe-á comunicado pelo(a) Médico(a)-Veterinário(a) do Centro de Atendimento Médico-Veterinário onde realizou o rastreio. Pelo facto de se tratar de um número elevado de análises, o prazo máximo de comunicação dos resultados poderá atingir os 3 meses.

Fonte: http://www.onleish.org