sexta-feira, 24 de janeiro de 2020

Sessões de Sensibilização sobre o Bem-Estar Animal – 22/01/2020








Na passada quarta-feira, dia 22/01/2020, realizaram-se 2 Sessões de Sensibilização sobre o Bem-Estar Animal, na Biblioteca da Escola EB2/3 Dr. Ferreira de Almeida, no Cavaco, Santa Maria da Feira.
As sessões foram dinamizadas pelo Médico Veterinário Municipal de Santa Maria da Feira, Dr. Rui Jardim e contou com a presença do Vereador do Pelouro da Proteção Civil, Ambiente, Espaços Verdes, Saúde e Ação Social, da Câmara Municipal de Santa Maria da Feira, Dr. Vítor Marques.
Serviram para culminar todo o trabalho desenvolvido no 1.º período sobre esta temática, no âmbito da disciplina de Cidadania pelas 6 turmas de 5.º ano (cerca de 120 alunos divididos por 2 sessões).
Foram abordados vários temas relacionados com animais de estimação, nomeadamente conselhos antes de adoção, cuidados básicos para cuidar de um animal de estimação, o controlo da população animal (campanha municipal de esterilização), o microchip e a sua importância na prevenção do abandono animal, bem como dar a conhecer o Canil Intermunicipal da AMTSM (CIAMTSM) e as campanhas de adoção responsável e gratuita de animais de companhia.
No final, foram entregues aos alunos e docentes da Disciplina de Cidadania e Desenvolvimento, material de divulgação do CIAMTSM.
Esta iniciativa procurou acima de tudo constituir uma mais valia, pois para além de ter contribuído para a consolidação das aprendizagens realizadas nas aulas, contribuiu para munir os alunos de informações e de conhecimentos sobre a forma de como agir com os respetivos animais de estimação e com os que possam encontrar abandonados.