terça-feira, 21 de janeiro de 2020

Notícia Veterinária Atual - 20/01/2020 - Novo caso de raiva canina em Espanha

Vacine o seu animal! Proteja-se, protegendo-o!
A Unidade de Saúde Animal e Zoonoses da Direção-Geral de Saúde Pública e Consumo espanhola identificou na semana passada um caso positivo de raiva canina na Cidade Autónoma de Melilla. A suspeita foi confirmada pela deteção de antígenos no laboratório do Centro Nacional de Microbiologia do Instituto de Saúde Carlos III, em Madrid, segundo foi avançado pela publicação Animal’s Health.
De acordo com a Direção-Geral de Saúde Animal, o cão estava na companhia de algumas crianças nas imediações dos Serviços de Emergência do Hospital Regional. Desde 2017 que não era detetado um caso de raiva em Melilla.
As autoridades locais confirmaram que o animal foi capturado pelo serviço de recolha de animais da cidade a 12 de janeiro e morreu no dia seguinte, devido a insuficiência respiratória.
O caso surge depois da confirmação, na primeira semana de dezembro, de um caso mortal de raiva humana em Biscaia, no País Basco, no qual a pessoa infetada havia sido mordida por um gato em Marrocos. De acordo com a Direção de Saúde Pública do País Basco, este foi o único caso registado na região nos últimos 30 anos. Apesar deste caso, o Governo Basco não tornou obrigatória a vacinação contra a raiva.
Também em junho de 2019 tinha sido detetado um caso de raiva animal em Ceuta. Recorde-se que o animal tinha sido abatido e que uma amostra do seu tecido cerebral teria sido enviada para o Instituto de Saúde Carlos III para análise. Posteriormente, foi indicado que se trataria de um animal importado de Marrocos.
raiva é uma doença viral que afeta o sistema nervoso central e é transmitida às pessoas através de mordidas ou arranhões de animais infetados, uma vez que se espalha pela saliva. Estes casos remetem para a importância da vacinação obrigatória contra esta doença viral.